quinta-feira, 26 de julho de 2012

GABARITO
ATIVIDADE DE FERIAS (9° ANOS)

ASPECTOS NATURAIS E OCUPAÇÃO HUMANA DA ÁSIA 
Aulas 13 e 14 

1. 
a) O rio a que o texto se refere é o Ganges, que deságua no Oceano Índico, mais especificamente na fronteira entre a Índia e Bangladesh, no Golfo de Bengala. (A questão é simples e o objetivo é incentivar os alunos a utilizar o atlas, aprendendo a encontrar nele as referências que precisa). 
b) O volume de água dos rios varia ao longo do ano em função de diversos fatores. A vazão do Ganges chega a aumentar cinco vezes entre o inverno (dezembro - março) e o verão (junho - setembro) devido à ação dos ventos de monções, que trazem intensas precipitações para a região. Além disso, no verão ocorre o derretimento de neves e geleiras do Himalaia, o que também contribui para o aumento da vazão do rio. 

2. 
a) V; 
b) V; 
c) F; 
d) F. 

A DIVERSIDADE DO QUADRO HUMANO ASIÁTICO 
Aulas 15 e 16 

1. 
a) Verdadeira. Prevê-se que a Índia será o país mais populoso do mundo em 2050, pois seu crescimento vegetativo é maior que o da China. 
b) Verdadeira. Graças à ação do governo, a China mantém um eficiente controle da natalidade, que reduz seu crescimento vegetativo para valores inferiores a 0,6% ao ano. 

2. 
III; II; I. 
A única dificuldade que os alunos poderão ter é identificar Singapura, uma cidade-Estado moderna, no Sudeste Asiático. 

3. 
a) A base da pirâmide ainda é bastante larga e a causa disso é a elevada taxa de natalidade que o país apresenta, gerando um imenso número de jovens com menos de 19 anos. 
b) Na Índia predomina a população do sexo masculino. Essa situação não é normal, pois na maioria absoluta dos países do mundo as mulheres são mais numerosas que os homens. O fato de ocorrer o inverso é consequência das péssimas condições de vida a que as mulheres são submetidas na Índia.