segunda-feira, 8 de dezembro de 2014


A importância do ensino de Geografia

(...) O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreender de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva. Para tanto, porém, é preciso que adquiram conhecimentos, dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo a poder não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobre a realidade: o conhecimento geográfico.


(...) Nessa abrangência, a Geografia contribui para que se compreenda como se estabelecem as relações locais com as universais, como o contexto mais próximo contém e está contido em um contexto mais amplo e quais as possibilidades e implicações que essas dimensões possuem. No mundo atual, o meio técnico científico-informacional adquiriu um papel fundamental e, em meio ao processo de globalização e massificação, o mundo convive com novos conflitos e tensões, tais como o declínio dos estados-nações, a formação de blocos comerciais, as novas políticas econômicas, a desterritorialidade e outros temas que recuperam a importância do saber geográfico.


Há uma multiplicidade de questões que, para serem entendidas, necessitam de um conhecimento geográfico bem-estruturado. O estudo da Geografia possibilita, aos alunos, a compreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações, individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza, têm consequências — tanto para si como para a sociedade. Permite também que adquiram conhecimentos para compreender as diferentes relações que são estabelecidas na construção do espaço geográfico no qual se encontram inseridos, tanto em nível local como mundial, e perceber a importância de uma atitude de solidariedade e de comprometimento com o destino das futuras gerações. Além disso, seus objetos de estudo e métodos possibilitam que compreendam os avanços na tecnologia, nas ciências e nas artes como resultantes de trabalho e experiência coletivos da humanidade, de erros e acertos nos âmbitos da política e da ciência, por vezes permeados de uma visão utilitarista e imediatista do uso da natureza e dos bens econômicos.


Desde as primeiras etapas da escolaridade, o ensino da Geografia pode e deve ter como objetivo mostrar que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado — constantemente em transformação — do qual ele faz parte e, portanto, precisa conhecer e sentir-se como membro participante, afetivamente ligado, responsável e comprometido historicamente.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf
Acesso em: 30 janeiro 2014.

sábado, 11 de outubro de 2014


Diálogo entre uma aluna e um professor de geografia do 3° ano do Ensino Médio.

11 de outubro de 2014


Aluna: professor
PT ou aécio?
Professor: estou lendo karel kosik, "a dialética do concreto", faça uma rápida pesquisa para saber sobre este autor da theckoslováquia e sua obra. ele fala da pseudoconcreticidade e dos falsos discursos - por favor pesquise quem é Aécio Neves, e depois, pesquise quem é Dilma Roussef.
Aluna: Mas o PT só ferrou o país.
Professor: pois é,
e o PSDB vai arrumar
veremos.
Aluna: eu não sei em quem votar.
Professor: pesquise e faça sua escolha autônoma
e com confiança
sem ser alienada
pesquise e escolha
lembre-se: sua escolha é importante
AS MENTIRAS DO AÉCIO - 2
HÁ UM GOLPE NO ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO?


A PRESIDENTE DILMA ROUSSEF, DISSE EM HORÁRIO DE PROPAGANDA
ELEITORAL QUE SE INSTALOU UM GOLPE CONTRA SEU GOVERNO E ALERTOU
PARA QUE FAÇAMOS NOSSAS ESCOLHAS CONSCIENTES.
NAO PODEMOS ERRAR. SOMOS TODOS OS JOVENS, APOSENTADOS,
TRABALHADORES, EMPRESÁRIOS, INTELECTUAIS, ENFIM - O BRASIL DEPENDE DE NÓS.
SETORES DE DIREITA ESTÃO UNIDOS. AGROPECUARISTAS, SETOR DE
ARMAMENTOS, A MÍDIA COM UM PAPEL FUNDAMENTAL, CONSERVADORES E
NEOCONSERVADORES. SÃO PESSOAS QUE EXPRESSAM RAIVA E ÓDIO COM AS
DIFERENÇAS, COMO OS HOMOSSEXUAIS, GAYS, POBRES, MULHERES, ETC.

OS ARGUMENTOS DA ARTICULAÇÃO É QUE HÁ CORRUPÇÃO NO GOVERNO E NA PETROBRAS, A INFLAÇÃO ESTÁ ALTA DEMAIS E O GOVERNO DO PT É CORRUPTO.
O REPRESENTANTE DESSA IDEIA É O GRUPO DO PSDB QUE TEM FERNANDO
HENRIQUE CARDOSO, GERALDO ALCKMIN, JOSÉ SERRA E AÉCIO NEVES. OS
HOMENS MAIS VOTADOS NESSA ÚLTIMA ELEIÇÃO (05/10/2014).


QUEM É AÉCIO NEVES?
CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICAC PELO PSDB.
SEU GOVERNO É REJEITADO EM MINAS GERAIS.
APARECEU PARA A NAÇÃO DO NADA, COMO O SALVADOR DO BRASIL
É O MAIS BEM PREPARADO.
NETO DE TANCREDO NEVES.
HOMEM DE FAMÍLIA DE POSSES.
DENÚNCIAS GRAVES DE USO DE COCAÍNA
PROCESSO POR DIRIGIR ALCOOLIZADO
RÉU EM UM PROCESSO DA ÁREA DA SAÚDE EM MINAS GERAIS
UMA POLITICA NEOLIBERAL
NEOMALTHUSIANA
ALINHADA COM WASHINGTON

O DISCURSO DE MUDANÇA EXISTE E É CERTO QUE PRECISAMOS MUDAR TUDO,

MAS QUEM VAI FAZER ISSO? O AÉCIO.
QUEM VAI MELHORAR O MODELO QUE ESTÁ AÍ COLOCADO?
QUAL É A EQUIPE CAPAZ DE OLHAR PARA O TERRITÓRIO BRASILEIRO COMO UM TODO E ENTENDER SENSIVELMENTE SUA COMPLEXIDADE?
HÁ UM GOLPE, DISSE DILMA ROUSSEF NA SUA PROPAGANDA ELEITORAL  OBRIGATÓRIA É DE RESPONSABILIDADE DOS PARTIDOS POLÍTICOS.
SE ASSIM FOR, ENTRAMOS EM UM TEMPO DE PERDA DO CARÁTER DIALÉTICO DO FENÔMENO. NÃO HÁ DIÁLOGO, O GOLPE FOI INSTAURADO.
O  QUE É MELHOR? DEVEMOS ESCOLHER.
NOSSA LUTA É PARA ESTABELECER O HOMEM COMO UM SUJEITO HISTÓRICO REAL - REALIZAR O INFINITO PROCESSO DE "HUMANIZAÇÃO DO HOMEM" (KAREL KOSIK).
ATRAVÉS DA DESTRUIÇÃO DA PSEUDOCONCRETICIDADE.
A DESTRUIÇÃO DA PSEUDOCONCRETICIDADE CRIADA PELOS HOMENS DE FORMA INTENCIONAL. O CONHECIMENTO E A CULTURA NO TERRITÓRIO. O HOMEM PLENO É CAPAZ DE DESTRUIR A PSEUDOCONCRETICIDADE, DEFINIDA POR KOSIK, COMO A APARENTE OBJETIVIDADE DO FENÔMENO.
QUEM VAI SALVAR O BRASIL?



sexta-feira, 10 de outubro de 2014

CRISE NO SISTEMA HÍDRICO - SP


Tribunal de SP exclui Sabesp de grupo de gestão do Sistema Cantareira

SÃO PAULO - A justiça federal de São Paulo decidiu excluir a companhia de abastecimento e saneamento Sabesp do grupo de gestão do Sistema Cantareira, o mais importante conjunto de reservatórios de água do Estado e que atravessa seca histórica.
A decisão, de caráter liminar, foi emitida pelo juiz federal Miguel Florestano Neto em processo aberto pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE-SP) e Federal (MPF) para impor restrições e limites à empresa na utilização das águas do sistema.
Com a decisão, a Sabesp foi expulsa do Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira (GTAG-Cantareira), que deve ser formado por Agência Nacional de Águas (ANA), Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) de São Paulo e Comitês das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e do Alto Tietê.
Representantes da Sabesp não comentaram o assunto.
O juiz também determinou que ANA e Daee estabeleçam novos limites de retirada de água pela Sabesp, de modo que seja preservado pelo menos 10 por cento do volume útil que venha a ser recomposto no sistema Cantareira até o início da próxima estação de estiagem, no final de abril de 2015.
O volume útil, aquele que não precisa de bombas para ser retirado das represas, do sistema Cantareira se esgotou em meados de julho, quando a Sabesp, controlada pelo governo paulista, iniciou a captação de água apenas do chamado "volume morto". Essa reserva fica abaixo das comportas das represas e precisa de ajuda de bombas para chegar a estações de tratamento.
A presidente da Sabesp, Dilma Pena, disse em sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Vereadores de São Paulo, na quarta-feira, que a segunda reserva do volume morto do Cantareira já pode ser usada pela empresa, que estaria esperando aval regulatório para começar o bombeamento.
O juiz Florestano Neto proibiu na decisão a captação de água da segunda reserva do volume morto. Ele considerou que, caso estudos técnicos apontem impossibilidade do cumprimento da ordem, a liberação para a uso recurso deve ocorrer "com todas as cautelas necessárias à preservação da vida e do meio ambiente".
O sistema Cantareira tinha nível de 5,1 por cento nesta sexta-feira. O nível considera apenas a primeira reserva do volume morto. Segundo a presidente da Sabesp, a segunda quota do volume morto tem água para abastecer a população até meados de abril.

domingo, 28 de setembro de 2014

Gentrificação. Um mal necessário?
Por geográficos 

A palavra gentrificação está na moda.
Todos querem usá-la em seus discursos, mas poucos sabem o que significa o termo. Importante é destacar que gentrificação refere-se ao espaço urbano, a cidade, ao espaço produzido pelo homem, aquilo que Marx chamou de segunda natureza. Gentrificação significa a mudança do conteúdo pela alteração das formas. Muda-se a forma, muda-se também o conteúdo.
O fenômeno pode ser transcrito como o “enobrecimento urbano”. Áreas que empobreceram e perderam seu valor imobiliário devem passar por uma reforma das infraestruturas, ou seja, precisam passar por um processo de modernização. Meios de transporte modernos, prédios modernos, redes de comunicação velozes. As áreas da gentrificação precisam passar por um novo uso através da chegada dos novos agentes hegemônicos. Os planejadores que pensam a gentrificação instalam novos agentes econômicos, criando uma nova dinâmica de fluxos, alterando a fluidez no espaço, portando modificações do conteúdo. Pessoas começam a circular fazendo uso de novos objetos e equipamentos urbanos.

Gentrificação é um processo irracional do capital. Para entender melhor podemos analisar a doidera de artistas, gringos, músicos e empresários comprando terrenos em favelas. O morro do Vidigal é um clássico exemplo do Rio de Janeiro. A vista dá para a bela Ipanema e a favela é pequena e segura. Podemos encontrar pousadas com diárias que chegam até 200 reais. Nos últimos anos, festas passaram a atrair um público rico. Aos poucos os terrenos vão ficando mais caros, os negócios vão sendo feitos, o fluxo se alterando e o processo de gentrificação vai se instalando. As grandes empresas vão chegando no lugar, oferecendo serviços, instalando suas redes racionalizadoras junto com outras corporações que contam com o apoio do Estado.


Mas há quem afirme que a gentrificação é um mal necessário, afinal a degradação da paisagem urbana deve ser combatida para a recuperação da economia e o mercado. No entanto, nem sempre a gentrificação traz benefícios. Não é porque é moderno que é bom. Quase sempre o processo de gentrificação acontece de forma violenta. Essa violência, praticada pelas corporações e pelo Estado atinge sobretudo os mais desfavorecidos. Muitas favelas no centro da capital paulista têm pegado fogo em imensos incêndios e, é possível ler, em alguns sites e artigos, que os incêndios têm sido práticas criminosas do processo de gentrificação.

O que está por trás de incêndios nas favelas de São Paulo?

domingo, 2 de março de 2014

Exercício fuso horario - GEOGRÁFICOS


1. “A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o cálculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contiguidade”.
Milton Santos. A Natureza do Espaço. 2000
 
Com base em nossas discussões sobre escalas cartográficas e escalas geográficas, responda:
a) explique o que é escala grande e escala pequena.
b) o texto analisa duas ordens de organização do espaço. Associe e explique essas ordens com o conceito de escalas da questão anterior.
 
2. Colombo, capital do Sri Lanka, situa-se a cinco fusos a leste do fuso cujo eixo é o Meridiano de Greenwich. Brasília, situa-se a três fusos a oeste do mesmo meridiano.
 
a) Quando os relógios marcarem 20h em Colombo, que horas serão no DF?
b) Quando os relógios marcarem 20h em Brasília, que horas serão na capital do Sri Lanka?
c) de o valor em graus da distancia entre o DF e Colombo.
d) se um voo, com duração de 12h, partir do DF as 11:25 a.m. qual será o horário de chegada na capital do Sri Lanka?
e) um voo, com duração de 12h, deve sair Do Sri Lanka, com destino ao DF as 07:25am. Qual  será o horário de chegada no Distrito Federal?


______________________________________________________________________________

GABARITO

1.
A) PARA A GEOGRAFIA DEVEMOS CONSIDERAR A ESCALA GRANDE AQUELA QUE APRESENTA OBJETOS COM GRANDES DETALHES, COMO RUAS, PRAÇAS, BAIRROS. JÁ A ESCALA PEQUENA, ISTO É, COM UM DENOMINADOR GRANDE (EX. 1:5.OOO.OOO), MOSTRA POUCOS DETALHES EM UMA ÁREA MAIOR.

B) AS DUAS ORDENS CITADAS NO TEXTO SÃO: PRIMEIRO A ORDEM GLOBAL, OU SEJA, A ORDEM DO PLANETA TERRA, A ORDEM DO SISTEMA MUNDO, APRESENTA UMA ESCALA BEM PEQUENA.  A OUTRA ORDEM CITADA NO TEXTO É A ORDEM LOCAL, AQUELA DA RUA, DO BAIRRO, OU SEJA, OBEJTOS GRANDES E ESCALA GRANDE. (EX: 1:1000).

2.
COLOMBO ESTÁ NO HEMISFÉRIO LESTE E BRASÍLIA-DF ESTÁ NO HEMISFÉRIO OESTE. EM EXERCÍCIOS DE FUSO HORÁRIO SEMPRE DEVEMOS PENSAR EM DESLOCAMENTO LONGITUDINAL. PORTANDO, DE LESTE PARA OESTE AS HORAS DIMINUEM; E DE OESTE PARA LESTE AS HORAS AUMENTAM.

a) quando em Colombo for 20h (em Brasília serão oito horas a menos), em Brasília será exatamente meio dia.
b) quando em Brasília for 20h (em Colombo serão oito horas a mais), em Colombo serão 04h a.m. (já do dia seguinte).
c) são 120° de longitude (ou oito meridianos. 8x15=120).
d) O horário de partida em Brasília é 11:25a.m..
As 19:25  é o horário dos relógios em Colombo, no momento da partida do avião do solo em Brasília.
Somando mais o tempo de voo (12h), teremos o horário da chegada na capital do Sri Lanka, às 07:25a.m. (do dia seguinte).
e) do Sri Lanka para Brasília, o deslocamento é de leste para oeste, portanto as horas diminuem.  Se no momento da decolagem em Colombo são 07:25, em Brasília são 23h:25min. Somando mais o tempo de voo (12h), o horário de chagada exato será 11:25a.m.



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O direito ao delírio - Eduardo Galeano



O direito ao delírio
Eduardo Galeano,  jornalista e escritor uruguaio.
“Ainda que não possamos adivinhar o futuro, sim, temos ao menos o direito de imaginar como queremos que seja. Em 1948 e em 1976, as Nações Unidas proclamaram extensas listas de direitos humanos; mas a imensa maioria da humanidade não tem mais do que o direito de ver, ouvir e calar. Que tal se começarmos a exercer o jamais proclamado direito de sonhar? Que tal se delirarmos, um pouquinho? Vamos a fixar os olhos mais além da infâmia, para adivinhar outro mundo possível.
- O ar das ruas limpo de todo o veneno que não venha dos medos e das paixões humanas;
- Os carros sendo esmagados pelos cães;
- As pessoas não mais dirigidas pelos carros, nem programadas pelo computador, nem compradas por supermercados, nem também assistidas pela TV;
- A TV deixará de ser o membro mais importante da família e será tratada como um ferro de passar ou máquina de lavar roupa;
- Será incorporado aos códigos penais o crime de estupidez para aqueles que cometem: viver para ter ou para ganhar ao invés de viver para viver simplesmente, assim como canta o pássaro sem saber que canta e como brinca a criança sem saber que brinca;
- Os historiadores não mais acreditarão que os países gostam de ser invadidos;
- Ninguém viverá para trabalhar, mas todos trabalharão para viver;
- Os economistas não chamarão mais o nível de vida de nível de consumo e nem chamarão de qualidade de vida a quantidade de coisas acumuladas;
- Os cozinheiros não mais acreditarão que as lagostas amam ser fervidas vivas;
- A morte e o dinheiro perderão seus poderes mágicos e nem por falecimento e nem por fortuna um canalha se tornará um virtuoso cavalheiro;
- Ninguém levará a sério alguém que não seja capaz de tirar sarro de si mesmo;
- O mundo não estará em guerra contra os pobres, mas contra a pobreza e a indústria militar não terá escolha a não ser declarar falência;
- Nenhum país irá prender os rapazes que se recusarem a cumprir o serviço militar, mas aqueles que quiserem, podem servi-lo;
- A comida não será uma mercadoria nem a comunicação um negócio, porque a comida e a comunicação são direitos humanos;
- Ninguém morrerá de fome;
- As crianças de rua não serão mais tratadas como lixo, porque não haverá mais crianças de rua, as crianças ricas não serão tratadas como se fossem dinheiro, porque não haverá mais crianças ricas;
- A educação não será privilégio daqueles que podem pagá-la;
- A polícia não será a maldição de quem não possa comprá-la;
- A justiça e a liberdade, irmãs siamesas condenadas a viver separadas, serão novamente juntas de volta, bem grudadinhas, costas com costas;
- Na Argentina, as “Loucas de la Plaza de Mayo” serão um exemplo de saúde mental porque elas se negaram a esquecer nos tempos de amnésia obrigatória;
- A Santa Madre Igreja corrigirá algumas erratas das tábuas de Moisés, e o sexto mandamento mandará festejar o corpo, a igreja também ditará outro mandamento que Deus havia esquecido: “amaras a natureza da qual fazes parte”;
- Serão reflorestados os desertos do mundo e os desertos da alma;
- Os desesperados serão esperados e os perdidos serão encontrados, porque eles se desesperaram de tanto esperar e se perderam de tanto procurar;
- Seremos compatriotas e contemporâneos de todos os tenham vontade de beleza e vontade de justiça, tenham nascido onde tenham nascido e tenham vivido quando tenham vivido, sem se importarem nem um pouquinho com as fronteiras do mapa e ou do tempo,
- Seremos imperfeitos porque a perfeição continuará sendo um chato privilégio dos Deuses;
- Neste mundo trapalhão, seremos capazes de viver cada dia como se fosse o primeiro e cada noite como se fosse a última.