segunda-feira, 5 de março de 2012


RESPOSTAS
LISTA DE EXERCÍCIOS [A PROPRIEDADE DA TERRA]
Professor: André Gardini
Geografia – 2EMC


1. B. O conceito de espaço geográfico implica necessariamente a intervenção humana sobre o espaço natural, ou seja, o espaço geográfico é o espaço construído pela ação humana.

2. B. A primeira hipótese elaborada sobre a origem do homem americano estava baseada na migração de correntes asiáticas através do estreito de Bering. Hoje, considera-se a possibilidade da travessia do Pacífico e da origem australiana dos pioneiros do continente.

3. C. A extração do ibirapitanga ou pau-de-tinta foi uma das mais comuns atividades dos portugueses e franceses no litoral do Brasil durante o século XVI. Base da ocupação por meio de feitorias provisórias era obtida à custa de escambo (troca), com os indígenas, da madeira por utensílios e ferramentas. Não se prestava, assim, à efetiva colonização da terra.

4. São verdadeiras: I, III, IV e V.

5. E. Nas áreas onde ocorre o desenvolvimento da agricultura extensiva e da pecuária extensiva, o sucesso da produção é bastante dependente das condições naturais.

6. Respostas oficiais da UFC-CE:
a) “Terra, capital e trabalho são os três fatores fundamentais à produção agrícola. A importância de cada um varia segundo o modo de produção, o sistema agrícola empregado, a cultura, o desenvolvimento técnico-científico, etc. Nos sistemas intensivos por trabalho, prevalece a mão de obra; na agricultura de mercado moderna e mecanizada, o capital tem o peso mais relevante. (…)”
b) “Agricultura itinerante: sistema agrícola arcaico encontrado em países subdesenvolvidos e destinado principalmente à subsistência; consiste no uso do solo até seu enfraquecimento, quando o mesmo [sic] é abandonado e passa-se a cultivar áreas próximas. (…) O fator de produção dominante é a terra. Plantations: monocultura destinada ao mercado que emprega grandes extensões de terra, é utilizada principalmente a partir do século XVI, graças à expansão do sistema capitalista e dos domínios coloniais que estabeleceram a divisão internacional do trabalho. (…) Como outros exemplos, podem-se citar a agricultura de jardinagem (…), a agricultura capitalista moderna, etc.”

7. B. O domínio do Cerrado abrange aproximadamente 20% do território nacional. Por muito tempo foi considerado impróprio para a agricultura, por apresentar solos com elevada acidez e problemas de permeabilidade, que, com o avanço tecnológico, foram solucionados. Dessa forma, o estigma da região como área de vocação para a pecuária e impropriedade para a agricultura se desfez, já que hoje ela apresenta grande produção de grãos (soja, arroz e trigo) e é considerada a última fronteira agrícola nacional.

8. B. Fruto de um processo que tem se intensificado nas duas últimas décadas, a agricultura norte-americana é cada vez mais controlada pelas grandes empresas agroindustriais do país, caracterizando- se por uma economia de escala, com alto uso de tecnologia, intensa mecanização e elevada produtividade. Esse processo é acompanhado pela monopolização, em que o número de propriedades decresce, enquanto sua extensão se amplia. Esse fato está associado ao aumento do poder financeiro dessas empresas, que exercem influência junto ao governo norte-americano, que atende a esse lobby com uma política protecionista de generosos créditos e subsídios.

9. D. O uso do álcool como combustível é estimulado, entre outras razões, porque diminui em parte o problema ambiental.

10. D. O que se convencionou chamar de industrialização do campo foi um processo amplamente desenvolvido nos Estados Unidos e que vem ocorrendo de forma crescente em todos os países desenvolvidos. Nele ocorreu a substituição da produção de subsistência pela comercial, o que aumentou a produção e elevou a produtividade. Tal fato foi baseado na criação e aplicação de tecnologia ao campo, gerando especializações novas e criando mercados consumidores.
RESPOSTAS
LISTA DE EXERCÍCIOS
PROF. ANDRE GARDINI
1EMC

1. Resposta
a) Não. A divisão do mundo, segundo as massas continentais, é baseada em uma ideia simplista: a separação das terras emersas (porção sólida) e dos oceanos (porção líquida). Essa simplificação é inadequada para representar a complexidade do mundo atual, marcado por grandes diferenças entre nações e espaços geográficos. Não serve também para representar a complexa regionalidade mundial, que pode ser realizada de múltiplas formas, segundo o que se queira analisar, destacando para isso aspectos naturais, sociais, culturais, econômicos, geopolíticos, entre outros.
b) Atualmente, uma das formas de divisão regional do mundo mais utilizadas é a que o separa em duas porções: a Norte, formada pelos países desenvolvidos ou industrializados, que agregam 15% da população mundial e produzem cerca de 80% do PIB do planeta, e a Sul, formada pelos países subdesenvolvidos, onde vivem 85% da população mundial, obrigados a sobreviver com apenas 20% do PIB planetário. Cabe destacar que a linha divisória dessa regionalização não usa o paralelo equador, mas sim as fronteiras políticas entre as nações ricas e pobres.

2. Resposta
D
O equinócio ocorre nos dias 21 de março e 23 de setembro, quando o Sol se posiciona no zênite do equador, distribuindo a luz solar de forma equitativa para os dois hemisférios.

3. Resposta
a) Considerando o fuso horário de São Paulo, em que dia e hora se deu a chegada do avião?
Dia 15 de julho, às 16 horas.

b) Explique o raciocínio que o levou a essa conclusão.
Tóquio situa-se no 9º fuso do horário internacional a leste de Greenwich, enquanto São Paulo situa-se no 3º fuso do horário internacional a oeste de Greenwich, havendo, portanto, 12 horas de diferença entre as duas cidades. Quando o avião saiu de Tóquio, às 8 horas do dia 15 de julho, em São Paulo eram 20 horas do dia 14 de julho. Como o avião gastou 20 horas na viagem, ele pousou em São Paulo às 16 horas do dia 15 de julho.

4. Resposta
Quanto menor a latitude, maior a temperatura.
Quanto menor a altitude, maior a temperatura.As áreas de maior precipitação são as mesmas áreas de maior insolação, isto é, do Equador aos Trópicos. O relevo, as correntes marítimas, as massas de ar e latitude são os fatores climáticos que ajudam a entender as áreas de maior e menor precipitação presentes no mapa.