quarta-feira, 6 de junho de 2012

Respostas e comentários
LISTA EXERCICIOS 9° ANOS
REVISAO RDS
1. d) Um dos aspectos pouco explorados nas explicações sobre as plantations é a dependência de processamento posterior (feito pelos colonizadores) dos produtos agrícolas típicos, como o látex, chá, fumo, cacau, algodão e cana-de-açúcar.

2. d) O trabalho braçal é sempre lembrado quando se fala das plantations. Porém, quando o assunto é citado em História, trata-se em geral de mão de obra escrava, e quando é citado em Geografia, trata-se de trabalho assalariado (mal remunerado) temporário, já que se refere à atualidade.

3. d) O emprego de muitos trabalhadores, em áreas densamente povoadas, é um fator essencial para o equilíbrio socioeconômico, mesmo que precário, da região. O arroz faz parte da cultura e dos hábitos alimentares asiáticos há milhares de anos. Embora as duas características apontadas sejam iguais às das plantations, o arroz é normalmente cultivado para subsistência ou para comércio interno.

4. RESPOSTA: Em muitos desses países há excessiva concentração de riqueza, com uma elite rica e uma grande parcela de população pobre. Dessa forma, o mercado consumidor é deficiente e a mão de obra desqualificada, o que dificulta a implantação de indústrias voltadas para o mercado interno.

5. RESPOSTA
a) V; b) V; c) V. 
Ao longo do século XX, a importância estratégica do Oriente Médio cresceu junto com o consumo de petróleo. A elevada utilização desse produto hoje e a perspectiva de alteração lenta da matriz energética mundial apontam para a continuidade dessa importância por pelo menos mais três ou quatro décadas – trunfo do qual, no entanto, a região não consegue tirar proveito duradouro (para suas populações e para o futuro), devido sobretudo a conflitos étnicos, concentração de poder e dogmatismo religioso.

6. RESPOSTA
a) À invasão do Iraque pelas forças angloamericanas em 2003.
b) Os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido alegaram que o Iraque estava armazenando grande quantidade de armas de destruição em massa (atômicas, bacteriológicas, etc.) e por isso colocava em risco a segurança mundial. Tal fato nunca foi comprovado.
c) Como afirma Eduardo Galeano, o motivo é o interesse pelo controle da segunda maior reserva de petróleo do mundo, já que as relações dos Estados Unidos com a Arábia Saudita (1ª- mundial em reservas) não estão satisfatórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário