sexta-feira, 27 de abril de 2018

Lista de Exercícios - Cartografia (Fuso Horário, Escalas e Orientação Espacial)

1. Colombo, capital do Sri Lanka, situa-se cinco fusos a leste do fuso cujo eixo é o Meridiano de Greenwich. Brasília situa-se a três fusos a oeste do mesmo meridiano. Se um voo, com duração de 12h, sair do Sri Lanka às 07h:25min a.m. com destino a Brasília, qual será o horário de chegada em Brasília?

a) chegará às 11h:25min em Brasília.
b) chegará às 23h:25min em Brasília
c) chegará às 19h:25min em Brasília.
d) chegará às 07h:25min em Brasília.
e) chegará às 12h:25 min em Brasília.
Res. A 

2. O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.

A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?
a) 08h09 min, do dia 9 de agosto
b) 12h08 min, do dia 8 de agosto.
c) 15h08 min, do dia 8 de agosto.
d) 01 h08 min, do dia 9 de agosto.
e) 09h08 min, do dia 8 de agosto.
RES;E


3. Considere os exemplos das figuras e analise as frases abaixo, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas.


I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande.
II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil.
III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso. Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Res. E

4. Responder à questão considerando o desenho que representa parte do traçado urbano de uma cidade no dia 21 de dezembro.

Analisando o desenho e sabendo que o paralelo 23°27 S passa pelo centro da praça, é correto afirmar:
a) Pela manhã, ao nascer do sol, a sombra da biblioteca será projetada no sentido da rua Z.
b) Pela manhã, ao nascer do sol, a sombra da igreja será projetada no sentido da rua X.
c) Ao meio dia solar, a sombra, tanto da igreja quanto da biblioteca pública, provavelmente será projetada no sentido norte.
d) Ao meio dia solar, provavelmente não haverá a formação de sombra da igreja.
e) Ao pôr-do-sol, a sombra da igreja será projetada no sentido da rua Z.
RES D

5. As estações do ano estão associadas ao movimento de translação da Terra em torno do sol, juntamente com a inclinação do eixo de rotação. No Brasil, as estações como as conhecemos (outono, inverno, primavera e verão) só são claramente notadas no centro-sul do país. Nas outras regiões, a percepção prática é outra. Com relação ao texto acima e com os conhecimentos de Geografia, considere as seguintes afirmativas:

1. No nordeste brasileiro, em função da sua localização próxima ao círculo do Equador, tem-se apenas duas estações durante o ano: a chuvosa, de janeiro a julho, e a seca, de agosto a dezembro.
2. A população rural da Amazônia vive em função das duas estações do ano: o verão, de maio a setembro, que é a estação das chuvas, e o inverno, de outubro a abril, que é a estação sem chuvas e de baixo nível das águas.
3. Quando a Terra se encontra em sua órbita próxima do periélio, a sua velocidade é maior do que quando ela se encontra próxima do afélio, e isso se reflete na desigualdade da duração entre as estações do ano. 
4. Os fenômenos do sol da meia-noite e das auroras polares nos países da península da Escandinávia ocorrem durante o solstício de 21 de dezembro. 
5. Da mesma forma que o movimento de rotação da Terra serve de base para definir a duração do dia e o de translação para definir o ano, a translação da Lua em torno da Terra serve de base para definir o mês.
Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras. 
RES A

6. Observe o mapa abaixo e observe a legenda

A Terra gira sobre ela mesma de Oeste para Leste. Assim, teoricamente, todos os pontos, no mesmo fuso horário, têm a mesma hora. Com base nessas informações e no mapa, podemos afirmar que
a) há três horários diferentes, aumentando para leste; sendo o primeiro fuso horário até 5°E, o segundo de 5° a 30°E e o terceiro depois de 30°E.
b) as horas serão exatamente as mesmas em todas essas cidades, porque elas se situam na mesma linha imaginária de 50°N.
c) as horas se apresentam com acréscimo, de Berlim para Astana, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.
d) as horas se apresentam em decréscimo, de Londres para Kiev, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.
e) há dois horários diferentes, diminuindo para leste; sendo o primeiro até Kiev e o segundo até Novosibirsk.
RES. C

7. Leia o enunciado e observe o mapa abaixo:


Bolívar Cambará viajará, na próxima semana, de ônibus de Porto Alegre a São Paulo pela BR 101. Ao comprar sua passagem, conseguiu com a vendedora um assento junto à janela do ônibus para receber diretamente os raios solares no turno da manhã.
Com base nesses dados, considere as seguintes afirmações.

I. A viagem de Bolívar Cambará representará um deslocamento no país no sentido sul-oeste para norte-oeste.
II. Bolívar Cambará ocupará um assento no lado direito do ônibus.
III. O assento de Bolívar Cambará ficará junto a uma janela voltada para o leste.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
a) Apenas II.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
RES D

8. Sobre os conhecimentos científicos e das populações tradicionais ligados à astronomia, ao clima, às fases da lua, às estações do ano, e à agricultura, é correto afirmar:
a) Atualmente, esses conhecimentos têm pouca relevância para a agricultura, porque o desenvolvimento tecnológico tornou as atividades agrícolas independentes deles.
b) Os saberes científicos passam a ter baixa correlação entre si quando são aprofundados, o que diminuiu a capacidade de domínio humano sobre a natureza.
c) Os saberes tradicionais possuem alta relevância, por tornar a agricultura uma atividade imune a eventos climáticos catastróficos.
d) As populações tradicionais, cujo modo de vida está ligado à agricultura, possuem amplo e refinado conhecimento desses elementos.
e) A correlação entre esses elementos e a agricultura desaparece na medida em que os conhecimentos científicos e tecnológicos se ampliam, isentando a agricultura de suas influências.
Res. D

9. Um grupo de pescadores pretende passar um final de semana do mês de setembro, embarcado, pescando em um rio. Uma das exigências do grupo é que, no final de semana a ser escolhido, as noites estejam iluminadas pela lua o maior tempo possível.
A figura representa as fases da lua no período proposto.

Considerando-se as características de cada uma das fases da lua e o comportamento desta no período delimitado, pode-se afirmar que, dentre os fins de semana, o que melhor atenderia às exigências dos pescadores corresponde aos dias:
a) 08 e 09 de setembro.
b) 15 e 16 de setembro.
c) 22 e 23 de setembro.
d) 29 e 30 de setembro.
e) 06 e 07 de outubro.
Resolução: letra D
A exigência apresentada é escolher um final de semana em que as noites estejam iluminadas pela lua o maior tempo possível. Considerando a ilustração, que mostra as fases da lua, as datas mais próximas da lua cheia (2 de outubro) serão os dias 29 e 30 de setembro.


10. Observando-se a projeção cartográfica apresentada, conclui-se que:

a) o planeta Terra é uma esfera dividida somente por paralelos.
b) na latitude de 90° N, os meridianos se encontram no polo norte.
c) as representações latitudinais e longitudinais se encontram sempre a 0°.
d) há um maior distanciamento entre os paralelos nas faixas mais setentrionais da Terra.
e) a dimensão territorial dos EUA e do Canadá se deforma devido aos meridianos e paralelos.
RES.B

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Exercícios escala geográfica
 
Leia os textos abaixo e observe a imagem:

 
I
David Harvey adquiriu fama com a publicação, em 1989, de Condição pós-moderna. Nesse livro, Harvey associa a mudança nas práticas culturais, subjacentes ao termo pós-modernismo, com alterações político-econômicas que teriam se iniciado em 1972. Mais especificamente, relaciona as novas experiências frente ao tempo e ao espaço (o engendramento de uma nova sensibilidade ou do sentimento qualificado como pós-moderno) com a emergência de modalidades diferentes, mais flexíveis de acumulação do capital, isto é, ao início de um novo ciclo de “compressão do tempo-espaço na organização do capitalismo”.
II
A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o calculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contiguidade. (Milton Santos. A natureza do espaço. 2000)

a) Explique o que é escala grande e escala pequena.
b) O texto II analisa duas ordens de organização do espaço. Associe e explique essas duas ordens.
c) No texto I Harvey explica a nova configuração do espaço geográfico utilizando o conceito “compressão espaço-tempo”. Explique este conceito associando-o com a cartografia ao lado.

RESPOSTAS
a) Escala Grande representa uma pequena região do espaço. O denominador, no caso de uma escala cartográfica, será um número pequeno (1:500.000). escala grande mostra muitos detalhes do espaço (praças, casas, escolas, hospitais, ruas e avenidas). É a escala do lugar.
Escala pequena representa uma grande região do espaço. O denominador, no caso de uma escala cartográfica, será um número grande (1:5.000.000). Mostra poucos detalhes do espaço (mundo, continente, país). É a escala do mundo.
b) Ordem global e ordem local. Milton Santos fala das duas ordens de organização do espaço geográfico. Uma é a ordem global que é a escala do sistema mundo, seria a escala pequena. A outra ordem de organização do espaço é a ordem local que é a escala do que é a ordem do lugar, seria a escala grande.

c) NESSE EXERCICIO OS ALUNOS PRECISAM ENTENDER QUE A LEITURA DA IMAGEM DE HARVEY DEVE SER FEITA PARA RETIRAR AS INFORMAÇÕES PRECISAS:
Na imagem Harvey mostra que o mundo ficou menor entre os séculos XVI e XX. No inicio do século XVI até o século XIX (1840) a velocidade média dos sistemas de transporte era de 16km/h. Já no século XX (1960) a velocidade dos jatos saltou para 1100km/h. É importante destacar que as distâncias são as mesmas. Entre a África e o Brasil no século XVI a distância era aproximadamente de 7.550 km (Brasil-Angola). No século XX essa distância é a mesma, isto é, são os mesmos 7.550 km. O espaço não tem suas distâncias encurtadas, porém a tecnologia aplicada aos meios de transportes faz com que o deslocamento de pessoas, mercadoria e informação torne-se mais veloz. A rapidez é a matéria-prima da globalização. Os fluxos materiais globais se intensificam com o que Harvey chamou de fenômeno “compressão espaço-tempo”, com a emergência de modalidades flexíveis de acumulação do capital.