quarta-feira, 18 de abril de 2018

Exercícios escala geográfica
 
Leia os textos abaixo e observe a imagem:

 
I
David Harvey adquiriu fama com a publicação, em 1989, de Condição pós-moderna. Nesse livro, Harvey associa a mudança nas práticas culturais, subjacentes ao termo pós-modernismo, com alterações político-econômicas que teriam se iniciado em 1972. Mais especificamente, relaciona as novas experiências frente ao tempo e ao espaço (o engendramento de uma nova sensibilidade ou do sentimento qualificado como pós-moderno) com a emergência de modalidades diferentes, mais flexíveis de acumulação do capital, isto é, ao início de um novo ciclo de “compressão do tempo-espaço na organização do capitalismo”.
II
A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o calculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contiguidade. (Milton Santos. A natureza do espaço. 2000)

a) Explique o que é escala grande e escala pequena.
b) O texto II analisa duas ordens de organização do espaço. Associe e explique essas duas ordens.
c) No texto I Harvey explica a nova configuração do espaço geográfico utilizando o conceito “compressão espaço-tempo”. Explique este conceito associando-o com a cartografia ao lado.

RESPOSTAS
a) Escala Grande representa uma pequena região do espaço. O denominador, no caso de uma escala cartográfica, será um número pequeno (1:500.000). escala grande mostra muitos detalhes do espaço (praças, casas, escolas, hospitais, ruas e avenidas). É a escala do lugar.
Escala pequena representa uma grande região do espaço. O denominador, no caso de uma escala cartográfica, será um número grande (1:5.000.000). Mostra poucos detalhes do espaço (mundo, continente, país). É a escala do mundo.
b) Ordem global e ordem local. Milton Santos fala das duas ordens de organização do espaço geográfico. Uma é a ordem global que é a escala do sistema mundo, seria a escala pequena. A outra ordem de organização do espaço é a ordem local que é a escala do que é a ordem do lugar, seria a escala grande.

c) NESSE EXERCICIO OS ALUNOS PRECISAM ENTENDER QUE A LEITURA DA IMAGEM DE HARVEY DEVE SER FEITA PARA RETIRAR AS INFORMAÇÕES PRECISAS:
Na imagem Harvey mostra que o mundo ficou menor entre os séculos XVI e XX. No inicio do século XVI até o século XIX (1840) a velocidade média dos sistemas de transporte era de 16km/h. Já no século XX (1960) a velocidade dos jatos saltou para 1100km/h. É importante destacar que as distâncias são as mesmas. Entre a África e o Brasil no século XVI a distância era aproximadamente de 7.550 km (Brasil-Angola). No século XX essa distância é a mesma, isto é, são os mesmos 7.550 km. O espaço não tem suas distâncias encurtadas, porém a tecnologia aplicada aos meios de transportes faz com que o deslocamento de pessoas, mercadoria e informação torne-se mais veloz. A rapidez é a matéria-prima da globalização. Os fluxos materiais globais se intensificam com o que Harvey chamou de fenômeno “compressão espaço-tempo”, com a emergência de modalidades flexíveis de acumulação do capital.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário