quinta-feira, 5 de abril de 2012

LISTA DE ESTUDOS
2EM - TURMA C

Ocupação rural no mundo tropical
Aulas 11 a 14                                 
1. Leia o texto a seguir:
A irrigação consiste no conjunto de técnicas desenvolvidas para levar água às áreas de cultivo de regiões mais secas, buscando compensar a insuficiência de precipitações. A apropriação das águas dos rios para irrigação é realizada no mundo todo, especialmente nas áreas onde se verificam climas áridos e semiáridos. Essa apropriação pode se realizar por meio de canais que cortam as áreas cultivadas – o que determina a infiltração de água no solo – ou por meio do processo de dispersão ou gotejamento, ou seja, pela implantação de sofisticados sistemas de encanamento nas áreas de cultivo. A bacia que mais se caracteriza pela aplicação de técnicas de irrigação no território brasileiro é a do:

a) Amazonas.
b) Tocantins.
c) Paraná.
d) Araguaia.
e) São Francisco.

2. Observe a tabela a seguir:








Baseando-se nesses dados, é possível afirmar que:
a) um sério problema da agricultura é que o valor dos principais produtos agrícolas se elevou muito no mercado internacional, mas o preço dos insumos caiu.
b) uma forma de analisar a perda de renda do agricultor é comparar a quantidade de um produto que é preciso vender para comprar determinado insumo.
c) a expectativa de uma safra mundial recorde é o principal fator para explicar a queda dos preços dos insumos em geral.
d) a saída para compensar a queda dos preços é investir em tecnologia, usando menos fertilizantes e defensivos agrícolas e elevando a produtividade no campo.
e) o custo do frete tende a diminuir com a variação do preço do diesel, pois o transporte de grãos depende exclusivamente do setor rodoviário.

3. (ENEM–Adaptada) Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado:












a) ocorreu um aumento de produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a soja.
b) verificou-se um incremento na produção de grãos proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas.
c) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso intensivo de mão de obra pelas empresas rurais.
d) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores.
e) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.

4. (ENEM–Adaptada) A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes são submetidos a doses de herbicida três vezes superiores às aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de apenas 1%. Segundo essas informações, a soja transgênica apresenta baixo risco ambiental porque:

a) a resistência ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas.
b) as doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais.
c) a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.
d) a linhagem passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada.
e) a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança.

Os problemas ambientais no campo
Aulas 15 e 16
1. (UNIFAAP-SP–Adaptada) O despejo nas águas dos rios de compostos nitrogenados e fosforados resultantes de fertilizantes utilizados na agricultura, bem como do lixo, de esgotos domésticos e do vinhoto da indústria açucareira, favorece o aumento da população de micro-organismos decompositores que, em consequência, causam a morte dos peixes, devido:

a) ao aumento de gás carbônico dissolvido na água.
b) à diminuição do gás carbônico dissolvido na água.
c) ao aumento do monóxido de carbono dissolvido na água.
d) à diminuição do oxigênio dissolvido na água.
e) ao aumento do oxigênio dissolvido na água.

2. (UERJ) Leia o texto:
A água limpa do planeta caminha para assumir o papel que tinha o petróleo em 1973: uma commodity em crise, com potencial para lançar a economia mundial num estado de choque (…) Folha de S.Paulo, 2/7/1999.
Cite e explique dois problemas relacionados à atual crise da água.

3. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desflorestamento da Amazônia já atinge mais de 530 mil km2, área superior à da França. Observe os dados:












Com base nesses dados foi estimada a quantidade de CO2 emitida para a atmosfera pelas queimadas na Amazônia, que seria de aproximadamente 17% do total de carbono emitido no mundo. O Brasil ainda ocupa o terceiro lugar entre os países com maior cobertura florestal remanescente, sendo superado apenas pela Federação Russa e pelo Canadá, mas é o segundo país do mundo em desmatamento anual. O ranking dessa prática é liderado pelos estados situados na área do arco do desflorestamento. Observe:


















Com base nesses dados, podemos afirmar que:
a) o desmatamento é maior nos estados da porção setentrional da Amazônia, área de climas menos chuvosos, que favorecem as queimadas.
b) a destruição de uma extensão de floresta equivalente à superfície da França, em apenas uma década, é explicada pela elevada área desmatada anualmente.
c) as taxas de desmatamento são semelhantes em todos os estados e podem ser analisadas pela relação entre a área desmatada anualmente e a extensão da floresta original.
d) a floresta se encontra bem-preservada nas áreas mais despovoadas do país, aonde as frentes pioneiras ainda não chegaram e a integração com o resto do país é fraca.
e) as frentes pioneiras não são responsáveis pelo desmatamento, pois elas nunca ocupam áreas de florestas virgens.

4. (MACK-SP–Adaptada) O mapa abaixo mostra a distribuição anual das chuvas na porção sul do Saara:



















A principal causa do avanço da desertificação no Sahel africano em direção ao sul do continente é:
a) a devastação vegetal para a obtenção de madeira de lei, principal produto de exportação dos países que circundam o deserto.
b) o fim do apartheid, que se alastrou por todo o continente, elevando a concentração demográfica, aliado à crescente urbanização continental, que causa intenso desmatamento.
c) a prática da agropecuária de subsistência aliada à obtenção de madeira como fonte de energia primária para a população local.
d) o aumento da exploração mineral na região por empresas estatais regionais, que se aproveitam da ausência de leis que defendam a preservação ambiental.
e) a implantação das plantations que, desde o período colonial, vem degradando toda essa região tropical úmida do continente.

5. (PUC-PR) Produtores ganham com plantio de soja tradicional, mas querem a transgênica. Preferência européia por grão convencional fez crescer a demanda.
Folha de S.Paulo, 4/8/00.

A questão da biotecnologia está registrada na imprensa. Sobre a biotecnologia na agricultura, podemos considerar:

I. A revolução da biotecnologia na agropecuária vai desde a inserção do hormônio do crescimento bovino no gado, para aumentar a produção de leite, até as transferências de embriões, as alterações genéticas das células reprodutoras dos peixes, aves, coelhos e porcos, criação de plantas resistentes a vírus e insetos, até a criação de lavouras insensíveis a determinados pesticidas, etc.
II. A biotecnologia também põe em risco as possibilidades que o mundo em desenvolvimento tem de melhorar a sua posição econômica relativa. A pesquisa relacionada com o DNA – a engenharia genética – oferece as melhores perspectivas de aumentar a produção geral de alimentos, mas é muito cara e está quase que exclusivamente nas mãos de companhias agroquímicas e biotécnicas do mundo desenvolvido.
III. Mesmo que os agricultores dos países em desenvolvimento fossem capazes de custear os métodos mais novos de agricultura biotécnica, eles se tornariam dependentes – como muitos de seus colegas no mundo desenvolvido – das empresas ocidentais para os hormônios, sementes, fertilizantes e herbicidas necessários.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) correta(s):
a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) Somente I e II.
e) Todas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário