domingo, 29 de abril de 2012

A urbanização moderna está organizada através da rede urbana. A rede urbana brasileira tem como principal característica as disparidades regionais, pois enquanto ela é bem articulada no sudeste, o mesmo não ocorre com as regiões norte e centro-oeste. Observe o esquema e responda:


a) Explique o que é rede urbana.

A rede urbana pode ser entendida como a expressão da divisão territorial do trabalho (D.T.T.) e, ao mesmo tempo, uma condição para sua existência. Apresenta-se como reflexo de uma hierarquia urbana e uma especialização funcional que define determinado centro urbano como o principal, sobrepondo-se aos demais. Também é possível interpretar a rede urbana como a “cristalização do processo de realização do ciclo do capital” no espaço urbano.

b) Explique e dê exemplos das disparidades regionais da rede urbana brasileira.

A rede urbana brasileira se apresenta desigual no território de acordo com a sua localização nas diferentes regiões. A rede urbana da região sudeste, onde se encontram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo, tem maior densidade técnica e informacional do que as redes urbanas de outras regiões do Brasil. O maior fluxo de capital, o maior fluxo de informações (produção e distribuição), as maiores infraestruturas urbanas e o maior aporte em ciência e tecnologia.

Um comentário:

  1. Caro Andre

    Prazer em conhecer teu espaço, teu comentário me levou a ver um vídeo sobre o assunto.
    Se ainda não conhece aqui segue o endereço
    http://amo-osanimais.blogspot.com.br/2012/04/coragem-de-ensinar.html

    Espero que goste.
    Grande abraço

    ResponderExcluir